top of page

Objetivos das Demonstrações Financeiras


 


 

O objetivo das Demonstrações Financeiras é o de demonstrar de forma clara e objetiva a posição econômica, financeira e de desempenho de uma determinada empresa ou organização. Ajuda as partes interessadas a entender os andamentos dos negócios, bem como a tomar decisões corretas relativas à sua gestão.


Garante que todas as partes interessadas estejam em sintonia e tomem decisões mais bem fundamentadas com relação à gestão de investimentos no negócio. Os objetivos das Demonstrações Financeiras foram fundamentados tendo em vista a estrutura do mercado de capitais e sua necessidade de informação.


As Demonstrações Financeiras também fornecem informações sobre os fluxos de caixa da entidade, liquidez, estrutura de endividamento, rentabilidade, podendo ainda sinalizar baseado em seus indicadores possíveis crises futuras.


Os pontos a seguir resumem os objetivos e propósitos das Demonstrações Financeiras:


  • Fornecer informações à gestão de uma organização que são utilizadas para fins de planejamento, análise, benchmarking e tomada de decisão;

  • Fornecer informações a investidores, promotores, credores e credores que os capacita a tomar decisões racionais e prudentes sobre investimento, crédito, etc;

  • Fornecimento de informações aos acionistas e ao público em geral no caso de empresas listadas sobre vários aspectos de uma organização;

  • Fornecer informações sobre como os resultados se formaram e qual foram os seus destinos como, distribuição de dividendos, pagamento de dívidas, formação de capital de giro, imobilização de estoques, aquisição de ativos permanentes, dentre outros;

  • Fornecer informações sobre como uma organização está gerando e usando seus recursos;

  • Fornecer informações as partes interessadas em relação à gestão de desempenho da organização e quão diligente e eticamente estão cumprindo seus deveres e responsabilidades;

  • Fornecer informações a auditores para análise da correção destes relatórios.

  • Melhorar o bem-estar social, observando os interesses dos funcionários, sindicatos e governo.


Importância das Demonstrações Financeiras


A importância das Demonstrações Financeiras não podem ser subestimadas. Pode ser exigido por cada Stakeholder por vários motivos e propósitos. Os pontos a seguir destacam por que a estrutura destes relatórios são importantes.

  • Na prestação de contas à órgãos governamentais, bancos, acionistas e no caso de empresas listadas, os resultados trimestrais e anuais devem ser arquivados nas bolsas de valores e publicados.

  • Se elaborado de acordo com as práticas contábeis geralmente aceitas, facilita a o processo de auditoria para que possam expressar a sua opinião sobre as mesmas.

  • Os Relatórios Financeiros constituem a espinha dorsal do planejamento financeiro, análise, benchmarking e tomada de decisões.

  • Os relatórios financeiros ajudam as organizações a levantar capital, tanto no mercado interno quanto no exterior.

  • Com base nas finanças, o público em geral pode analisar o desempenho da organização, bem como de sua gestão.

  • Para fins de licitações, contratos de trabalho, suprimentos governamentais, etc., as organizações devem fornecer seus relatórios e demonstrações financeiras.


Conclusão


Portanto, podemos concluir que as Demonstrações Financeiras são extremamente importantes sob os pontos de vistas dos mais variados Stakeholders. Mesmo que seu processo de elaboração seja extremamente complexo, por exemplo, quando tratamos de grandes organizações, o benefício do relatório final é muito mais relevante e superior se compararmos as complexidades originadas de sua elaboração.


Quando uma empresa possui Demonstrações Financeiras bem elaboradas e corretas, além de facilitar seu processo de gestão permite atrair investidores dispostos a financiar bons negócios.



15 views0 comments
bottom of page